Informações sobre Mel


    CONSTITUIÇÃO DO MEL E SEUS BENEFÍCIOS

   De modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte, cerca de 75%, por açucares simples, ou seja, glucose e frutose. É composto por água, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), cerca de metade dos aminoácidos existentes, ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e vitaminas do complexo B, pela vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
     De acordo com Felipe França, nutricionista da Coordenação de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde, existem estudos que fazem a relação entre os flavonóides, substâncias encontradas no mel, com a diminuição dos sintomas do climatério. O antioxidante ainda auxilia na prevenção de doenças crônicas como o câncer. “É recomendado que as pessoas façam o uso do mel semanalmente, em média três porções. Devemos salientar que recém-nascidos, e crianças com até um ano de idade, não devem fazer o uso, já que o mel pode causar alergia”, enfatizou.
     Felipe destaca que, o mel é também usado externamente devido às suas propriedades anti-microbianas e antissépticas, colaborando com o processo de cicatrização e a prevenção de infecções em feridas ou queimaduras superficiais. Outra forma de utilização do mel é na cosmética, na composição de cremes, máscaras de limpeza facial, tônicos, entre outros, devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.

Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/beneficios_do_mel

_________________________________________________________________________________


MEL

Riquíssimo alimento com valores terapêuticos  usado como energético, fortificante e auxilia no combate a anemia, úlceras, gripes, bronquites, etc.


SÓ MEL PURO CRISTALIZA

Devemos sempre consumir o mel em seu estado natural, isto é, líquido quando for época da sua florada e cristalizado, que geralmente ocorre no inverno, e que consiste na separação da glicose da levulose do mel, formando hidratos de glicose (forma sólida), um processo natural que não prejudica o mel. Tanto o mel líquido quanto o cristalizado dissolvem-se bem ao leite, chocolatada, refresco, chá, etc., assim aproveitam todas as suas propriedades


TIPOS DE MEL

O mel é classificado segundo a florada. Isto é, depende das espécies de flores das quais as abelhas retiram o néctar.Ex.:
     Silvestre: É o mel dos campos e das matas, o néctar de diversas flores.
     Laranjeira: Florada predominante de laranjeira
     Eucalipto: Florada predominante de eucalipto


FAVOS COM MEL

Mastigar o favo é excelente para sinusites e renites em especial.


MEL COM PRÓPOLIS

Utilizado como auxiliar na recuperação do organismo debilitado, especialmente os atacados por infecções.
Eficaz no combate a bronquite, tosse, gripe e aos diversos problemas do aparelho respiratório, funcionando tampem como expectorante. É bom para fumantes.
     Modo de usar:
                    -Tomar uma colher de chá de 3 a 6 vezes ao dia (crianças até 2 anos, uma colher de café 2 a 4 vezes ao dia).

PRÓPOLIS

Produto natural eficiente para combater:
- Gripes e resfriados;
- Infecções dentárias e assepsia bucal;
- Tosse crônica / Asma / Bronquite;
- Os efeitos da poluição;e
- Doenças e afecções de pele, como estimulante da cicatrização;
             
Em caso de gripe ou resfriados:
     Modo de usar :
                    Como preventivo: -
                                     -25 gotas ao dia em água ou mel.
                           
                     Em caso de tratamento:
                                   - Adulto: tomar 4 vezes ao dia 25 gotas em água ou mel;
                                   - Crianças: tomar 4 vezes ao dia 10 gotas em água ou mel.


PÓLEN DESIDRATADO

Alimento de alto valor nutritivo, ativador das funções estomacais, aumentando o apetite e auxiliando no crescimento das crianças, regulador intestinal, auxiliando na tratamento de diabetes, melhora as funções cerebrais e orgânicas em geral. Muito consumido por atletas, halterofilistas, mergulhadores e pugilistas.
     Modo de usar:
                    -Com mel, uma colher de chá 3 vezes ao dia;ou
                    -Granulado uma colher de café 2 vezes ao dia.


GELÉIA REAL

Utilizada para prevenir e combater anemias, raquitismo, anormalidades no crescimento físico e mental, esgotamento físico, sexual e nervoso, abatimento geral, gripes e resfriados, envelhecimento precoce, estado de desânimo na geriatria, alem de aumentar a vitalidade sexual e combater alguns casos de esterilidade.

     Modo de usar:
                    - Mergulhar um palito de dente no frasco da geleia real, até a metade e colocar debaixo da língua ao desjejum e à noite repetir a dose. manter em refrigeração.
     


FONTE ADAPTADA
APACAME - Associação de Apicultores Criadores de Abelhas Melíficas Europeias.

ATENÇÃO: ISTO NÃO É UMA BULA